quinta-feira, 4 de outubro de 2012

E aperto de mao entre Marcelina Chissano e Afonso Dhlakama é para quando?

Não tenho muito a dizer sobre a celebração dos 20 anos de paz, afinal a imprensa já o fez com artigos e entrevistas que trazem revelacoes quentes sobre os meandros das negociacoes de paz. O assunto já foi revirado do avesso, com analises do ponto de vista económico, político, social, olhando para o passado para o presente e futuro na esteira do abencoado acordo, enfim, quase esgotado.

Mas subitamente lembrei-me de um facto que marcou a era pós acordo. Lembram-se que a ex-primeira dama, Marcelina Chissano, recusou-se a apertar a mão a Afonso Dhlakama, presidente da Renamo? Lembro-me do constrangimento que isso causou, deixando até muitos moçambicanos envergonhados, embora não tivessem nada a ver com o facto. O que revela que os moçambicanos, tem educação, e acima de tudo capacidade de perdoar e vontade de viver em harmonia.

A atitude da senhora Marcelina Chissano, embora tenha sido pessoal, acredito, que criou embaraços para o presidente Joaquim Chissano. Afinal abriu espaço para as pessoas duvidarem da intenção de um acordo de paz e reconciliação por parte da Frelimo. Se até dentro de casa nao havia vontade...
O caso foi pano para manga, manga de camisa de um gigante! Mas esse gigante não era afinal tão grande, porque 20 anos depois quase ninguém se lembra desse facto, que de certa forma passou uma mensagem...
Diz-se que o povo tem memoria curta, não é?

2 comentários:

  1. ola te enviei um comentário
    como faço pra encontrar o contato do naguib artista plastico ate face book ou Email
    meu Email é
    zitis@ig.com.br
    obrigada

    ResponderEliminar
  2. Desculpa por não ter respondido antes, mas estou sempre numa correria :-( mando-lhe por email o contacto dele, está bem?

    ResponderEliminar