domingo, 26 de agosto de 2012

A segregacao veio a tona com os raptos em Mocambique

Nao sei se fico mais chocada com os mocambicanos ou com o seu governo no caso da uniao das comunidades muculmana, hindu e ismaelita contra o governo.  Por causa da indiferenca das autoridades mocambicanas nos raptos de dezenas de empresários mocambicanos de origem asiática e consequente exigencia de pagamento de resgates, essas comunidades pretendem dar a devida resposta para os chamar a razao.

Vejo agora gente supostamente esclarecida a demonstrar atitudes segregacionistas assentes em sentimentos de superioridade com discursos do tipo: "como o governo pode ficar refem de algumas comunidades?". Os membros dessas comunidades sao tao mocambicanos com os outros, por conseguinte tem os mesmos direitos e obrigacoes. Na ausencia de respeito que se faca a justica. Nao olhemos para essas comunidades como os "outros", ou "aqueles", somos nós. Na hora dos raptos a maioria, que nao pertence a essas comunidades e que se consideram os "legítimos" mocambicanos, nem reagiram, afinal nao era nada com os mocambicanos.

A reacao de alguns mocambicanos mostra que muitos estao subjogados pelo conformismo e o "deixa andar", que aliás é uma mal que o governo quer combater. Estao habituados a falar mal em espacos como facebook e cafés da cidade, mas na hora da verdade nem um pio. Deceriam aprender os bons exemplos como os dessas comunidades, e de certeza que Mocambique seria um pouco melhor.

A única forma de lidar com um governo que nao cumpre com as suas obrigacoes e atingi-lo pelo lado mais doloroso, o voto e o bolso. Já que os apelos dos líderes religiosos muculmanos para a resolucao dos casos foram ignorados, e a decadente polícia mocambicana estava de bracos cruzados num primeiro momento.
Sendo estas comunidades atingidas por terem importantes empresários, entao que seja também por ai que se atinje o governo. Páram o comércio e lesam a economia do país, já que eles só sao mocambicanos nesse sentido, e para pagar impostos.

Isso é democracia sim, o governo esta no poder para defender os interesses do povo, de todo o povo, diga-se. Se nao for assim, entao que nao conte com o apoio dos lesados. Isso sim, e liberdade, democracia e igualdade. Princípios que deveriam ser válidos para todos. Portanto, mocambicanos pseudo-instruídos, nao se deixem cegar por sentimentos desumanos, que ao que tudo indica a Universidade nao vos conseguiu apagar e muito menos a família. Justica e solidariedade devem se sobrepor a mesquinhez que insiste em vos envergonhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário