domingo, 26 de agosto de 2012

E esta agora sr. Guebuza?

Se a Frelimo, partido no poder em Mocambique, nunca quis assumir as suas divergencias internas, agora nao tem como. Se nao o fizer com palavras, entao fará com decisoes. A VII sessao do comité central do partido que governa Mocambique esta a deixar bem claro as posicoes que serao assumidas no X Congresso do partido, a ter lugar em Setembro, quanto a conducao do partido e do país.

A lei mocambicana só pemite dois mandatos presidenciais, o que Armando Guebuza está prestes a concluir. O presidente da Frelimo, é também presidente do país. Entretanto, pelos comportamentos de uma ala do partido está evidente que se quer fazer a "viragem" dentro do próprio partido ao manter Guebuza como seu presidente, embora tenha de abandonar a presidencia do país em 2014.

Isto porque ao nível da Constituicao a Frelimo nao teve coragem para aumentar o número de mandatos. Recorde-se que a Frelimo até testou a oposicao, sociedade civil e populacao ao anunciar que iria rever a Lei mae, sem entretanto anunciar os pontos. A reacao "vem quente que estamos a ferver" cortou a segunda perna da Frelimo. Porque o facto de o governo da Frelimo ser ainda dependente da comunidade internacional já o tinha deixado meio deficiente há muito tempo.

Para que Guebuza continue a mandar em Mocambique nao lhe resta outra saída se nao lutar pela presidencia do partido, e através dela manipular a marionete que possivelmente seria o futuro presidente. Só que "os mais velhos" da Frelimo, já se mostram contra este aparente manobra. Mais sobre o assunto para ler em: http://www.opais.co.mz/index.php/politica/63-politica/21796-historicos-da-frelimo-nao-concordam-com-proposta-de-paunde-de-dois-centros-de-poder.html

O crescente domínio de Armando Guebuza na área empresarial mocambicana tem sido alvo de criticas ao nível local, afinal resta pouco para outros jovens empresários, a populacao que qestiona para além da sociedade civil e oposicao. A nível internacional a imprensa tem "denunciado" os seus interesses comerciais com artigos sem fim.

A médio prazo Mocambique será sem dúvida uma das grandes reservas de matérias primas de África. Muitos mocambicanos vem na descoberta de hidrocarbonetos uma oportunidade de enriquecerem, e estrangeiros também. A sua exploracao, entretanto, ainda nao é para já, altura em que por coincidencia termina o mandato do presidente do país e também um dos maiores empresários de Mocambique.

A pergunta que coloco agora é: esta suposta contestacao no seio da Frelimo é para parar a suposta sede de Guebuza pelos negócios ou terao os contestários também os seus interesses nesse momento que se avizinha? Também se diz a boca pequena que a Frelimo reivindica maior participacao nos importantes negócios como forma de poder financiar mais folgadamente as suas actividades políticas, e o domínio de Armando Guebuza nao estaria a facilitar isso.

O que escrevo nao é uma revelacao para muitos mocambicanos, mas nao podia deixar de apresentar uma das partes sordidas de uma luta pelo poder em nome de riquezas que devem beneficiar os mocambicanos em primeiro lugar. Todo o futuro de Mocambique está já a ser engendrado na certeza de que o país continuará nas maos da Frelimo.


Sem comentários:

Enviar um comentário