terça-feira, 20 de março de 2012

MPLA: o Vicente da polémica

Em Angola, a nomeação do ex-presidente da Sonangol, Manuel Vicente, para o cargo de ministro de Estado divide o MPLA, o partido no poder. Especula-se que  Manuel Vicente esteja a ser preparado para ocupar o cargo de vice-presidente do país, já com objetivos específicos. Recorde-se que Vicente não tem experiência política, embora acumule prestígio internacional como gestor. Entrevistei, para a DW, o analista da Chatam House, Markus Weimer,  sobre o assunto:

Markus Weimer: Na minha opinião, seria muito surpreendente se qualquer desafio que surgiu dentro do MPLA aparecesse fora do MPLA. Acho que é bem claro que havia várias opiniões acerca da sondagem do Manuel Vicente. Mas isso sempre foi dito dentro do partido. Fora do MPLA esses debates não acontecem. Para mim, seria uma grande surpresa se isso agora mudar. Não estou a ver qualquer divisão pública do MPLA.

Nádia Issufo: Provavelmente, existem dentro do partido pessoas com uma longa carreira política e que projetavam chegar a um lugar de destaque no governo. Até que ponto um provável descontentamento pode criar uma cisão mais forte, mesmo que isso não venha a público?

MW: Acho que já tinha oposição dentro do partido acerca do Manuel Vicente. Nós ouvimos que a publicação da lista dos deputados para as eleições deste ano já foi adiada três vezes. Isso já dá uma indicação de que nem tudo está bem dentro do partido, em termos de sequência. O Manuel Vicente deveria chegar à segunda posição nesta lista, mas é exatamente isso que gera oposição dentro do partido.
Em todos os partidos do mundo, há debate acerca da sequência da lista e da importância das pessoas. Especialmente se estamos num ano de eleições, que devem ser as últimas eleições do atual presidente, os interesses dos vários protagonistas dentro do partido ainda são maiores. Mas a situação em Angola também é uma em que o presidente e o seu círculo íntimo têm muito poder no sistema. Mesmo se há oposição à pessoa do Manuel Vicente, não vejo isso mudar alguma coisa.

Nádia Issufo: Alguns analistas políticos acreditam que a nomeação de Manuel Vicente para o cargo de ministro de Estado para a Coordenação Económica é uma espécie de rodagem política para legitimar sua futura nomeação ao cargo de vice-presidente de Angola. Visualiza uma situação similar à da Rússia, entre Vladimir Putin e Dmitri Medvedev, em que José Eduardo dos Santos possa vir a trocar de funções com Manuel Vicente?

MW: Sim, pode-se ver isso desta maneira. Mas a situação na Rússia é que o Vladimir Putin voltou ao cargo de presidente. Não sei se podemos imaginar algo similar em Angola. Não vejo o presidente Dos Santos voltar ao poder, se ele deixa o Manuel Vicente ser presidente.


Nádia Issufo: Nomear alguém de sua confiança no partido pode ser visto como uma garantia de que José Eduardo dos Santos continue a governar o país a partir dos bastidores, ou até evitar que seja julgado por alguma irregularidade após a sua saída do poder?

MW: Esse é o aspecto mais relevante sim. Como aconteceu na Zâmbia, onde o presidente Frederick Chiluba deixou o poder e depois foi julgado por vários assuntos, incluindo corrupção. O José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, viu isso. Acredito que ele tenha medo desse cenário.
Então, para ele seria mesmo uma boa estratégia ter na presidência um sucessor em quem ele possa confiar e não os julgamentos por alegados crimes. O Manuel Vicente é uma pessoa dessas. É uma pessoa de confiança, muito próxima do presidente. Acho que o José Eduardo dos Santos pode confiar nele.

Ouiça também a entrevista em: http://www.dw.de/dw/0,,9585,00.html
selecionando a emissão da manhã do dia 20 de Março

Sem comentários:

Enviar um comentário