quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primavera em África?

Será que existe? Na maior parte dos países não existe, ou pelo menos não com esse nome. Há coisas semelhantes, por exemplo, na minha terra há uma epoca em que as árvores dão flores, mas acho que não existe nome para tal, que eu saiba. Na Tunísia existe a primavera (não sei se por causa do turismo...), no Egipto, existem epocas de colheita, da chuvas, e de plantio. O conceito primavera é tipicamente ocidental, uma vez que eles categorizam as estações do ano até com datas de íncio e fim, e tem quatro estações: inverno, primavera, verão e outono.
Essa observação para questionar apenas uma coisa: porque cargas de água as revoluções no norte de África são chamadas de Primavera? Aos olhos de que quem são primaveras? Até quando os acontecimentos africanos vão ser catalogados segundo conceitos e visão externos?
Talvez por isso a Líbia, que só conhece as epocas quente e fria, nunca vai saber o que é a primavera...

2 comentários:

  1. esses eventos não são chamados de Primavera por acaso. E não é catalogação aleatória. É por fatores antecedentes que se repetem. Estes grandes eventos vão ser registrados nos futuros livros de História, mostrando as mudanças que o mundo está vivendo. O fim do antigo regime nesses países.
    Você nunca ouviu falar na 'Primavera dos Povos' da França? E na 'Primavera de Praga'? Não basta apenas criticar a situação sem buscar fontes

    ResponderEliminar
  2. O que questiono não é o acontecimento e nem a sua relevância, é sim a terminologia. Sendo africana sinto-me no direito de ficar revoltada por viver quase SEMPRE segundo padrões que não são meus, tal como o senhor não deve gostar. Mas se for ocidental, ou se o seu país nunca foi colonizado, então não me alcançara... E não se trata de "fontes", mas sim de sentimentos :-)

    ResponderEliminar