terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cabo Verde: Uma co-habitacao politica saudavel?

Pela primeira vez há co-habitação de dois partidos no poder em Cabo Verde com a vitória nas presidenciais deste domingo de Jorge Carlos Fonseca. Este candidatou-se como independente, embora tenha contado com o apoio da formação política MPD, da oposição. A liderar o governo está José Maria Neves, pelo PAICV, partido com grande historial de governação no país.A Deutsche Welle conversou com o analista político Ludgero Correia sobre esta nova era:

Nádia Issufo: É possível a co-habitação?
Ludgero Correia: Sim, é sempre possível a co-habitação. A Constituição define claramente quais são os poderes do presidente e quais são os poderes do governo. Desde que o governo cumpra com as suas obrigações, siga o que está estipulado, há uma convivência que não tem necessidade de chegar a crises de espécie nenhuma.

NI: Quais são as masi válias desta co-habitação para o pais?
LC: Nós temos lidado aqui em Cabo Verde com questões que mexem muito com o desenvolvimento do país e acabam por ter implicações sérias nos domínios do desemprego e na qualidade de vida dos cidadãos e que por algum motivo não mereceram a devida prioridade. Repare que o presidente da República vai ter que ter aqui, em nome dos cidadãos sem voz, e mesmo para ajudar o governo, ajudar a definir quais são os altos designíos nacionais, quais são as grandes prioridades e ajudar a estabelece-las. Não vai interferir com o programa de governação, mas terá uma palavra a dizer em matéria de prioridades.

NI: E o que se pode esperar em termos políticos desta situação nova em Cabo Verde?
LC: Eu acho que o primeiro ministro por mais que seja um cidadão muito voluntarioso, mas sabendo que tem um presidente atento, como Jorge Fonseca se define, ele também estará atento, não tomará qualquer medida que choque com a Constituição e estará atento as necesidades do país. E eu espero que  encontre no presidente da República uma certa cooperação institucional estratégica que o país precise.


NI: Em relação ao eleitorado, esta mudança de tendência signfica alguma coisa?
LC: Este eleitorado é de luxo, sabe o que quer e sabe o que está em causa em cada eleição. A 6 de Fevereiro deu uma maioria absoluta clara ao PAICV e agora nas presidenciais não hesitou em dar a vitória a um candidato que foi apoiado pelo partido derrotado em Fevereiro e que lutou contra o candidato oficial do partido que ganhou aquelas eleições. E desta vez deu o brado de Obama "Yes we can" e não confunde umas eleições com as outras.


Sem comentários:

Enviar um comentário