sábado, 20 de agosto de 2011

Onde está a comunidade internacional para a comunidade internacional?

-Nao existe.
-Quem controla e critica processos eleitorais no Ocidente?
-Ninguém.
-Quem controla e critica tráfico de influencias no Ocidente?
-Ninguém.
-Quem controla e critica repressoes violentas da polícia no Ocidente?
-Ninguém.
Essas sao apenas algumas perguntas, porque poderia enumerar outras dezenas. Agora na Espanha, por exemplo, a polícia está reprender violentamente os descontentes com os gastos feitos pelo governo com a visita do Papa Bento XVI, eles querem melhor uso do dinheiro público. Os jornalistas também nao escapam a mao pesada das forcas da lei e ordem, e as mulheres também tem merecido carinhos "a alta velocidade". Algum país "amigo" se pronunciou ou criticou? Na Alemanha quando foi da manifestacao contra a construcao da estacao central de Estugarda  no ano passado a policia cegou alguns descontes, as imagens, garanto-vos, sao tao chocantes quanto as dos feridos de uma guerra qualquer em África. E alguém disse alguma coisa?
Ora, os terceiro-mundistas continuam a ser controlados, vigiados e criticados, algumas vezes com razao, mas sempre com uma atitude paternalista: "facam o que eu digo e nao o que eu faco"

E como essa postura está a ser perpetuada?

Com a ajuda da media, que é considerado o quarto poder. Esta evidencia que os seus caminhos sao sempre determinados por outros poderes, a imparcialidade que habita na sua boca é uma falácia. Aqui o sistema e os seus elementos estao tao bem definidos que quem nela entra só tem de seguir a corrente, para o meu desepero. Burra que sou nao me canso de me surprender com alguns jornalistas que acham que tem grandes experiencias e sabem tudo, mas que nao passam de reprodutores do que os outros jornalistas, quase sempre viciados, dizem. Está escrito nalgum jornal famoso, entao é verdade. Nunca tiveram a capacidade de visao, elemento primeiro para se ser jornalista. Outra coisa: só dao voz a quem tem poder, numa atitude de servelismo. Aos outros, que cometem muitos erros, nao lhes é dado se quer a oportunidade de opinar e criticar aos outros que nao erram menos.
A minha colega foi a uma conferencia de imprensa e no final viu as famosas agencias de informacao a combinarem o que iam dizer ao mundo. Existe fraude maior do que essa? E é com base nessas agencias que o resto trabalha. Um objecto sempre pode ser visto de diferentes angulos. E o pior de tudo é que fazem crer ao mundo, atraves de lavagem cerebral com "programas educativos" aos subdesenvolvidos, que eles devem ser sempre a referencia, que sao a verdade única. Afinal nao há muitas verdades?
E alguns desses jornalistas de agencias e radios internacionais quando vao para os países do terceiro mundo, muitas vezes lugares de suas fantasias, já vao com cliches e ideias pré-concebidas e procuram apenas a confirmacao do que procuravam. E depois as suas experiencias sao os "brinquedos" novos que exibem aos seus amigos nalgum convivio quando regressam a casa, no estilo "eu tenho e tu nao". Estao sempre cegos. Eu como gente de terceiro, mundo fico triste, provavelmente como as pessoas do Ocidente ficam com as minhas ideias sobre o seu "mundo".
Sinto que estou a beira da frustracao...

Sem comentários:

Enviar um comentário