quarta-feira, 18 de maio de 2011

Portugiesisch und Brasilianisch

Enquanto os brasileiros não inventam o dia para a sua língua eu, que sou muito generosa, convido-os a celebrarem a sua língua comigo. No passado dia 5 comemorou-se a chamada língua de Camões, o Português.
Os brasileiros, que por sinal não falam Português, mas sim “brasilianisch”, como dizem alguns alemães, parecem viver na sua maioria num planeta diferente.
É ridículo ver os outros que nada sabem sobre a dinámica da língua portuguesa ousarem descaradamente criar oficialmente um rótulo, ou melhor, um nome para o que consideram ser uma língua distinta do Português. E como a língua também é influenciada pelo poder, já se pode perceber a futura arquitetura do mundo lusófono para os próximos anos. Se os falantes das "duas línguas" não se entendem, dão então espaço para que outros se sintam a vontade para fazer o que querem... E se esses outros ditam as regras do jogo, logo...
Quando se pensa que de tudo se faz para a união dos falantes da língua do zarolho, através de organismos como CPLP, mais se percebe que os próprios integrantes jogam na verdade no sentido contrário; se distanciam. Ouvi dizer já há três anos que os livros publicados em Portugal, são “traduzidos” para o “brasilianisch”.
Mais ridículo e humilhante ainda é ser africano, falante de Português, ver os falantes de Portugiesisch und "brasilianisch” numa intensa batalha pelo poder e ser invisível. A arrogância cega...

Sem comentários:

Enviar um comentário