sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pepetela sempre molhado de lágrimas?

Há 34 anos o MPLA, o Movimento Popular de Libertação de Angola, ordenou a tortura de milhares de pessoas por suspeita de tentativa de golpe de Estado contra o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto. Os familiares das vítimas não se cansam de pedir justiça, até hoje. Mais sobre este assunto para ler em:
http://www.27maio.com
O meu espanto foi saber no ano passado que um dos meus escritores predilectos, Pepetela, fez parte do grupo de inquisidores que fez a vida negra aos supostos golpistas ou envolvidos no suposto golpe. Tentei ligar as duas coisas e não conseguia, "Mayombe" não combinava com inquisição, nunca! Mas, claro, "Mayombe" se transformou, afinal tudo se transforma, aproveito-me da última parte da Lei de Lavoisier...
A esta inquisição os angolanos chamam de "Comissão das Lágrimas", e por coincidência ou não, Pepetela chama-se Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Pepetela em Umbundo quer dizer Pestana.
"Nada acontece por acaso", defenderiam alguns mais espiritualistas, outros diriam "coincidências acontecem". E um terceiro grupo, que dá asas a imaginação, no qual me incluo algumas vezes, se perguntaria se adopção do nome Pepetela não seria por peso de consciência, ou então uma forma eterna de fazer uma mea culpa? Afinal não nos esqueçamos que o escritor e o partido no poder não estão actualmente do mesmo lado. E porque razão? São apenas pontos de interrogação... Eu sei que pestana não é lágrima...
Ou ainda, será que é a pestana que enquanto esteve fechada não viu? Ou a pestana dentro do olho que incomodou? A ser verdade essa minha "viagem" a pestana nunca secará...
Enfim, viagens de Nádia...

Sem comentários:

Enviar um comentário