domingo, 27 de fevereiro de 2011

A tradição de Bona saiu a rua hoje


Foto: Bettina Riffel

Botas pretas eram um espelho de tão bem polidas que estavam, a farda azul bem limpinha e passadinha que até suspeito que mesmo sem um corpo dentro ela pode ficar suspensa no ar..., mil e uma medalhas penduradas, até de joaninhas há, na Alemanha este animalzinho significa sorte. Provavelmente com significados, mas eu desconheço.
calças branquinhas, chapéus quase majestosos, tudo com algum doirado. Esses são os soldados de Bona, ou em alemão, "Bonner Stadtsoldaten-Corps". Neste domingo eles realizaram o "Kinderkostümfest", onde as suas "miniaturas" desfilaram em iguais trajes, todos bem organizados e bonitinhos. Garanto que havia muito empenho em tudo que faziam!
E juro, eles pareciam gente mesmo importante (tristemente muitos ainda avaliam as pessoas pelo que vestem...), e eu acredito que eles se sentem importantes de verdade, pela maneira recta e orgulhosa que se exibem. Ou então eu tenho complexos de inferioridade, mas que só me desafiam quando encontro esses soldados.


Foto: Bettina Riffel

E é interessante o comportamento ou orgulho destes soldados nas suas festas tradicionais, porque no dia a dia, não ha o "afrontamento" estético. Como costumo dizer, e dificil aqui, principalmente quando se chega de um pais subdesenvolvido, distinguir a classe social dos individuos pelo que vestem, ou seja, a olho nú somos todos iguais. Mas sempre há um contexto em que esse "lado" tem espaço para ser evidenciado, e são nas festas importantes deles.
No próximo dia 3 de Março começa o carnaval, uma das festas mais importantes do Estado da Renânia do Norte-Westfália, na Alemanha. Estes soldados deram ínicio a festa ontem, com a sua "11º Bonner Karnevalsfestival". Pelo panfleto que tenho em mãos o corpo de soldados existe desde 1872. Mais sobre estes soldados sem armas não sei, mas prometo investigar e trazer mais...

2 comentários:

  1. uauuuuuuuuuuuu voce hein ? parabens :) hehehe

    ResponderEliminar
  2. Foi o que vi hoje...
    Acho que pela primeira vez vou acompanhar mais seriamente o carnaval aqui!
    Obrigada e beijão...

    ResponderEliminar