segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os EUA e as taras pelos prémios...

O novo trofeu que os Estados Unidos da América quer ter chama-se Julian Assange. Depois deste homem ter divulgado os "bastidores" da diplomacia norte-americana através do site "Wikileaks", agora a Procuradoria sueca lançou a epoca da "caça as bruxas", ao emitir um mandato de captura contra o australiano. Assange é acusado de crimes de "violação, agressão sexual e coação" cometidos contra duas mulheres. O advogado de Assange, Mark Stephens, acredita que estão por detrás deste mandato motivações políticas, facto negado pela procuradora sueca responsável pelo caso, Marianne Ny.
E para não quebrar a regra, sempre que alguém põe a descoberto alguma fragilidade do governo norte-americano, é procurado vivo ou morto. Provavelmente uma maneira de sairem "por cima" dos problemas e encobrirem as suas falhas. Caso semelhante aconteceu com Victor Bout, que agora está nas mãos dos EUA.
Mas como  se não bastasse tem a capacidade de encontrar vantagens no meio da confusão, e lá fazem a sua auto-promoção. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que
"além do escândalo que provocou, a divulgação feita no "site" WikiLeaks permitiu mostrar a amplitude do trabalho de análise e de informação realizado pela diplomacia norte-americana.", segundo a LUSA. 
Enquanto ela apresentava este tipo de argumentos também o seu governo se esforçava para manter contacto com os inúmeros governos que tinham sido alvo das suas "avaliações".
E o preço da liberdade, largamente defendida pelos EUA e outros países, é alto. Agora Assange escondeu-se nalgum lugar, e todas as portas se fecham para ele. Ainda de acordo com a LUSA,
"A Postfinance, a entidade bancária dos Correios suíços, anunciou hoje, em comunicado, que cancelou a conta do fundador do 'site' WikiLeaks Julian Assange por "informações falsas" sobre o respetivo domicílio."
E os republicanos norte-americanos, que não são nada severos, exigem mesmo a pena de morte contra fonte do Wikileaks. Mais paa ler em:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/840730-republicanos-pedem-pena-de-morte-para-provavel-fonte-do-wikileaks.shtml
Não haverá exagero no cerco ao homem?
Mesmo que tenha posto em causa a segurança dos Estados Unidos da América, e até do mundo, como se diz, ele só usou de um direito seu, a liberdade.
Será que chegou o momento de se limitar esta bem que os EUA tanto usam como exemplo?

Sem comentários:

Enviar um comentário