quinta-feira, 11 de novembro de 2010

123 Anos da Cidade de Maputo Submersos na Água

Mas a boia de salvamento nunca chega. Até quando? Há muitos anos que a media moçambicana mostra a lagoa em que se transforma a cidade de Maputo depois de uma forte enxurrada. Pior do que isso são as casas da periferia que ficam alagadas, destruindo os poucos meios das pessoas que lá vivem, esses mesmos que pagam taxas ao Município de Maputo (e até bem pouco tempo foram escadalosamente roubados várias vezes a quando da compra de energia pré-paga).
Conversei hoje com o Francisco Carmona, ele disse-me que os dias 9 e 10 de Novembro lembraram-lhe o 1 de Setembro de 2010. O Carmona disse-me que faltou transporte, Chapa 100, não havia condições para a circulação de veículos devido ao alagamento da cidade, logo os citadinos foram obrigados a apelar ao pé... Já dá para imaginar a dimensão do problema.
Acho que melhor prenda a mãe natureza não poderia ter dado as autoridades municipais, uma chuva torrencial! Acredito na frase "Há males que vem por bem"... quem sabe depois de que as celebrações do dia da cidade ficaram quase comprometidas, as "autoridades" não aceleram o passo?
Talvez só despertem depois que forem obrigados a ir depositar flores na praça dos heróis de canoa... ou então de helicoptero... a ser usado este último meio de transporte, então só espero ver um dia a cidade das acácias afundada...

2 comentários: