segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bypass da Mozal: poluição e ilusão?

O Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental em Moçambique deu uma autorização especial a maior companhia de alumínio no país para libertar gases e outras substâncias para o meio ambiente num processo denominado "Bypass". Quem não ficou contente com a carta branca dada a Mozal foram às organizações de defesa do ambiente. Meados de Agosto é altura prevista para o início desta actividade. Estas consideram que faltaram consultas verdadeiras aos diversos sectores e já estão a preparar uma carta aberta dirigida as autoridades. Numa entrevista a Deutsche Welle, a Rádio Internacional da Alemanha, Carlos Serra Jr, falou sobre este assunto polémico...


Nádia Issufo: qual o nível de gravidade desta situação?
Carlos Serra Jr: Isto está previsto na própria lei. O que entendem as organizações é que um acto desta envergadura jamais poderia ter sido aprovado sem uma aprovação devida, não houve um processo de auscultação, o que deixou toda a gente perplexa pela forma como as coisa foram conduzidas. Os porta-vozes do governo tem se pronunciado e dizem que os gases poluentes não são prejudiciais e coloca-se a questão: então porque os filtros se os mesmo gases não são perigosos em relação a saúde? Então há uma série de interrogações, sabemos que nos próximos dias haverá uma série de encontros para obter o esclarecimento devido.

NI: Pode-se dizer então que as autoridades estão a agir de forma irresponsável ao autorizar este tipo de actos?
CS: Tem de haver uma maior cautela com a participação pública. Consideramos que houve um erro porque esse problema seria resolvido de outra maneira. Não é numa reunião que aconteceu em Abril organizada pela Mozal que dizemos que foi feita uma auscultação pública. Os dados que nos chegam são preocupantes, alguma coisa não está certa. Vi na TVM um técnico da Mozal explicar que a alumina que a empresa liberta não é prejudicial a saúde. As populações estão baralhadas e tudo isto é uma novidade para nós moçambicanos, e isso nós vamos levantar nas próximas reuniões.


NI: E quais podem ser as consequências?
CS: Muita informação está a ser divulgada. De acordo com informações uma fábrica como esta produz emissões que provocam danos a saúde humana e agora haverá emissões sem filtro. Se antes já existiam sintomas o que será depois deste "Bypass"? É isto que lhe posso dizer neste momento.


NI: Que atitudes as ONGs pretendem tomar?
CS: Há uma série de iniciativas que foram levadas a cabo. Estamos a preparar um abaixo assinado dirigido as instituições de tutela, há uma trabalho com órgãos de comunicação social para despertar a opinião pública e a espaço para o diálogo com o próprio governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário