terça-feira, 24 de agosto de 2010

Desvalorização do metical e o efeito "spill over" aceleram manifestações?

Mas como gosto de procurar desgraça, fui atrás do analista moçambicano Calton Cadeado. Queria uma confirmação para as minhas suposições. Só que Cadeado, mostrou-se mais optimista do que eu...
Nádia Issufo: Pode por favor fazer a previsão do que pode acontecer?
Calton Cadeado: Podemos desenhar um cenário que infelizmente pode ser pessimista, mas não muito generalizado. Há possibilidades de se gerar situações de descontentamento, mas só em grandes cidades como Maputo, Beira e Nampula. Mas que não terá grandes repercussões fora dos círculos urbanos.

NI: Mesmo com a desvalorização do metical, acredita que os moçambicanos se vão conter e segurar-se na sua dificuldade diária e não fazer uma revolta?
CC: Acho que sim, pode haver manifestações populares só nos círculos urbanos. Nos meios rurais não vejo muito activismo social e ate político capaz de desencadear manifestações e greves que até podem ser contagiadas pela situação que se vive na RSA agora. Isso pode ter o efeito "spill over" como dizemos nas relações internacionais, o efeito de contágio ou de repecussão. Mas muito localizado, podemos ter uma repecussão mediática, mas nunca do ponto de vista prático, porque nos meios rurais há uma tendência de se conter  porque os feitos directos não são sentidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário