quarta-feira, 7 de julho de 2010

A terra prometida tem carrascos a porta...


A Itália e a Líbia assinaram, a 29 de Dezembro de 2007, um acordo para controlo da emigração clandestina do continente africano para Itália.
Enquanto o país europeu fornece equipamento de fiscalização e constitui um elo de ligação entre a Líbia e a União Européia, o país de Muammar Kadafi faz os seus lobbies com os países da sua União Africana para diminuir o emigração clandestina.
De lá até aqui a vida dos clandestinos tornou-se mais dura, os centros de detenção na Libia são desumanos e os detidos são executados em circunstâncias meio nubladas, como se pode ler num artigo do seguinte endereço: http://www.mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=6033
E para dar maior campo a estes actos não claros outras medidas foram tomadas. Por exemplo, o governo do pai da Unidade Africana mandou, no último dia 8 de Junho, encerrar o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), alegando que não assinou o documento de Genebra subjacente a este tema.
Estou a falar de atrocidades e violação de direitos humanos. Também de impunidade e com o aval de vinte sete países (que tem a Itália como elo de ligação???) Esses mesmos países que acusam Kadafi de dar guarida e apoio a terroristas, aos quais combatem energicamente. Esses mesmos países que se consideram e são também considerados exemplos de democracia e respeito pelos direitos humanos, que chamam o pai da Unidade Africana de ditador, e que investem na lavagem de cérebros do colectivo africano e na posterior introdução de novos conceitos detonam todo o seu próprio esforço sorrateiramente com acordos mais aniquiladores com esses “ditadores”.
Quem é o maior sacana?
Ontem a oposição italiana acusou o governo de não se importar com os 245 refugiados eritreus devolvidos pelas autoridades do país sob condições desumanas. Defensores de direitos humanos também reagiram e pedem ao governo italiano que lhes conceda asilo político justificando que os mesmos foram muito maltratados durante a sua detenção. De recordar que está em vigor desde o ano passado um acordo entre a Itália e a Líbia sobre a deportação de imigrantes interceptados no mar para o país africano.
Agora o governo italiano deve dar explicações sobre o caso no Parlamento depois de pressões da oposição. Mais para ler em:  http://www1.folha.uol.com.br/mundo/762995-oposicao-acusa-governo-da-italia-de-deixar-libia-maltratar-refugiados.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário