sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Condição Feminina: Conotações e Denotações


Foto: Ismael Miquidade
Titulo: Super Mãe

Ouvi a expressão "condição feminina" e pensei logo: trata-se de uma doença, mas estava enganada. A confusão mental começou quando hoje li uma notícia que dizia “Cabo Verde apresenta uma média de Índice de Condição Feminina superior à de muitos países africanos. Este dado consta de um relatório mandado elaborar pela Comissão Económica das Nações Unidas para África, apresentado na Cidade da Praia...”

Embora use a palavra “condição” com muita frequência, também a maltratando muitas vezes, e com a certeza de que sabia o seu significado não resisti e fui consultar o dicionário e os significados eram vários: classe social a que pertence uma pessoa, categoria, situação, circunstância, conjuntura, cláusula, imposição, qualidade, caráter, génio, índole...

Ahhhh... Afinal este termo, pelo que entendi, usa-se para se referir a forma como a mulher se “posiciona” nas diferentes áreas sociais. Cheguei à uma conclusão: a conotação da palavra “condição” foi a razão do meu susto e abalo! Na minha cabeça, talvez problemática, a “condição” carrega consigo também a idéia de discriminação.

Aliás, alguns dos significados da palavra “condição” são usados também para discriminar, estratificar. Logo me perguntei: Como é possível lutar contra a discriminação feminina usando termos que carregam também “idéias” de discriminação?

O uso deste termo na minha óptica assemelha-se ao auto-golo de uma equipa que entrou em desvantagem para uma partida dos quartos de final. Será que não está na hora dos jogadores, mais adeptos, árbitros, media, etc, pensarem em termos mais positivos?

Como se já não bastasse o uso problemático da palavra genéro, agora me vem com esta. No sentido que percebo a coisa, não gostaria nunca de ser incluida nesta causa. Caminhem para frente usando as ferramentas de forma adequada, se não estão a andar em círculos, correndo sérios riscos de fazerem estragos no chão...

1 comentário:

  1. Não tendo lido o artigo em causa, também acredito que a palavra "condição" é mais do que triste quando associada à mulher. Se expressão fosse a "condição masculina", não acredito que a tivesses associado a uma doença e que fosses correr todos os dicinários para te certificares de que não tinhas andado a fazer um mau uso da palavra. A palavra em si é inofensiva. O grande problema é que a tal "doença" em que pensaste quando leste a expressão "condição feminina" está em todos nós. Confesso que se tivese lido a "condição masculina", teria pensado automaticamente em desporto, musculos e coisas so género! É triste!

    Carla Fernandes

    ResponderEliminar